Índice
- Conheça os cuidados que você precisa ter ao enviar o seu IR para ficar longe da malha fina
Conheça os cuidados que você precisa ter ao enviar o seu IR para ficar longe da malha fina
Entenda como evitar cair na malha fina com estas 3 dicas que preparamos
Se você está obrigado a declarar impostos, então precisa se preocupar com a malha fina.
Ela é o terror de muitos contribuintes – e com razão, tendo em vista o estresse que pode ser ter que reunir documentação para prestar contas à Receita Federal.
Sendo assim, no artigo de hoje, trouxemos informações importantes, que vão ajudar você a evitar cair na malha fina da Receita Federal ao enviar sua declaração de Imposto de Renda e a ter uma excelente relação com o fisco.
Fique com a gente até o final do nosso material e boa leitura!
O que é a malha fina?
A malha fina consiste no cruzamento de dados feito pelo Estado para encontrar irregularidades no preenchimento das declarações de contribuintes.
Nesse sentido, o governo confronta informações enviadas por diferentes declarações para verificar se estão todas em conformidade, ou seja, para verificar se existe algo que está em discordância.
Por exemplo, periodicamente, as empresas da área de saúde precisam enviar a DMED – Declaração de Serviços Médicos e de Saúde, informando sobre os atendimentos realizados, as notas fiscais emitidas etc.
Nesse contexto, caso algum contribuinte informe despesa médica de maneira equivocada, o Estado poderá identificar o erro e convocá-lo para prestar esclarecimentos.
Antes de a gente passar para o próximo tópico, aproveite para ler os artigos que separamos e que vão ajudar na gestão do seu negócio:
- Calcular o preço de venda: como fazer?
- Como montar uma indústria?
- Saiba mais sobre os benefícios do planejamento tributário para seu comércio
O que é o Imposto de Renda?
O Imposto de Renda é um tributo que deve ser pago tanto por pessoas físicas e jurídicas e incide sobre:
- Recebimento de aluguéis;
- Rendimento de aplicações financeiras;
- Lucro auferidos;
- Salários, pró-labore e honorários, dentre outros.
Sendo assim, trata-se de um tributo que deve ser recolhido quando se obtém algum provento ou alguma renda.
Contudo, lembre-se de que o foco do nosso artigo é o Imposto de Renda pago por pessoas físicas.
Uma das obrigações mais importantes relacionadas a ele é a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física, cujas regras para entrega em 2022 estão especificadas na Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil 2.065/2022.
Assista ao vídeo abaixo e entenda mais sobre a declaração desse tributo:
Lembrando que o prazo final para entrega foi prorrogado para o mês de maio.
Quais cuidados ter para ficar longe da malha fina?
Relacionamos algumas dicas as quais vão ajudar você a preencher sua declaração da forma correta, a estar em dia com o fisco e a evitar cair na malha fina.
#1 – Não deixe para última hora e organize seus documentos
O prazo para envio da sua declaração foi prorrogado para o dia 31 de maio de 2022, porém a gente nunca sabe que eventualidade pode acontecer, não é mesmo?
Problemas podem fazer com que você preencha seus formulários de maneira equivocada, bem como impedir que a transmissão aconteça a tempo.
Sendo assim, não deixe para última hora!
Outro ponto importante está relacionado à organização da sua documentação.
É necessário que você levante todos os papéis relacionados ao seu IRPF cobrados na sua declaração.
Preenchê-la de posse deles evita que você cometa erros, e mantê-los organizados dará mais facilidade caso precise apresentá-los ao fisco, ao cair na malha fina.
#2 – Conheça a legislação
Outro aspecto importante é conhecer a legislação que trata sobre o IR.
A partir daí, você poderá preencher sua declaração da forma correta, evitar utilizar deduções que não estão permitidas pela lei, dentre outros aspectos que podem contribuir para que você tenha desconforto junto aos agentes fiscalizadores.
#3 – Conte com apoio especializado
Uma dica de ouro, que vai ajudar você a lidar com todos os aspectos envolvidos ao seu Imposto de Renda e a ficar longe da malha fina, é contar com ajuda especializada.
Isso porque um contador que trabalha auxiliando no cálculo e no envio de declaração do IRPF sabe o que é necessário para você estar em dia com o Estado e permitirá que você possa cumprir suas obrigações com muito mais tranquilidade.
No artigo abaixo, você encontrará mais dicas importantes que vão ajudá-lo nessa tarefa:
IR 2022: informações importantes para o envio correto da declaração!
Krubniki: com a gente, fica muito mais fácil atender à legislação tributária!
Como a gente pode observar em nosso bate-papo, a malha fina é uma estratégia do governo para identificar erros no preenchimento de declarações.
Sabendo disso, a melhor opção para você evitá-la é contar com apoio de quem entende, quanto se trata do preenchimento da sua Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física.
Nós, da Krubniki, somos uma contabilidade especializada nesse assunto e estamos preparados para dar o apoio de que você precisa nesse tema.
Clique no botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e conheça, de perto, as vantagens de contar com o nosso apoio.