Descubra agora como separar finanças pessoais e as da empresa
Confira 3 dicas práticas de como separar finanças pessoais e as da empresa
Ao misturar suas contas pessoais com as da empresa, você pode perder o controle das finanças da empresa, o que pode gerar uma série de problemas, como perda de lucratividade, dificuldades para honrar seus compromissos, como pagamento de funcionários e fornecedores etc.
Além disso, devido à falta de controle e do entendimento de suas finanças reais, você não poderá definir com precisão se a sua empresa está operando em lucratividade ou em prejuízo.
Sendo assim, separar finanças pessoais das empresariais é um compromisso que todas as empresas devem assumir se desejam ter uma boa saúde financeira.
Afinal, essa separação permite que você evite problemas financeiros, facilita a gestão financeira da empresa e permite a definição de da margem de lucro com maior precisão.
Por isso, no artigo de hoje, preparamos 3 dicas de ouro de como separar as finanças pessoais das da empresa.
Confira!
Leia também:
- Confira a importância da previsão de vendas para seu comércio;
- Calcular o preço de venda: como fazer?
- Regime tributário: o que considerar na hora de escolher o mais vantajoso.
1 – Crie contas separadas
É muito comum que os empresários utilizem o cartão corporativo para pagar contas pessoais ou mesmo utilizar o cartão pessoal para pagar contas da empresa, o que pode causar o descontrole de sua gestão financeira.
Outro fator que pode causar confusão em suas finanças é a retirada de dinheiro da conta da empresa para arcar com as despesas pessoais.
Portanto, a melhor forma de separar finanças é criando contas bancárias separadas, incluindo os cartões de crédito.
2 – Planeje seu pró-labore de forma precisa
Outro ponto importante para separar finanças pessoais das da empresa é planejar bem o valor que você e os seus sócios irão receber todos os meses, ou seja, o pró-labore.
Isso porque, muitas vezes, esse recurso não é planejado e os recursos financeiros que sobram após o pagamento de todos os custos e despesas acabam sendo utilizados para retirada dos sócios como lucro.
Entretanto, esse lucro deve ser utilizado para o capital de giro da empresa e investimentos, devendo o pró-labore ser definido anteriormente.
3 – Faça um bom controle do seu fluxo caixa
O fluxo de caixa é um importante indicador que apresenta todas as entradas e saídas da empresa diariamente.
Logo, quando realizamos um controle efetivo do fluxo de caixa, é possível analisar se o negócio está indo bem em relação às suas receitas e ao controle dos seus gastos e quais áreas merecem atenção.
Lembre-se de se certificar que todas as entradas e saídas estão relacionadas à sua empresa.
Dica bônus: conte com o suporte especializado da Krubniki Assessoria Contábil
A melhor forma de garantir que todas as estratégias eficientes para separar finanças serão colocadas em prática é contando com especialistas para cuidar da gestão financeira de sua empresa.
Desse modo, saiba que nós, da Krubniki Assessoria Contábil, somos a opção ideal para você.
Com o nosso serviço de contabilidade geral, você terá especialistas cuidando da contabilidade de sua empresa, permitindo maior controle financeiro e a conformidade legal e fiscal do seu negócio.
Entre em contato conosco!
CLIQUE AQUI PARA TER O CONTROLE FINANCEIRO DE SUA EMPRESA!