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Confira a importância da previsão de vendas para seu comércio
O objetivo deste artigo é informar empresários, gerentes e líderes sobre uma coisa à qual eles raramente prestam atenção: a previsão de vendas. Confira!
A previsão de vendas não costuma ser considerada como uma atividade estratégica. Entretanto, ela permite a uma empresa prever receitas futuras.
A previsão pode ser usada como uma excelente ferramenta para gestão comercial e estabelecimento de estratégias, metas e iniciativas de crescimento, se for baseada nos dados e cálculos corretos.
Veja quais são as vantagens da previsão de vendas no comércio!
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O que é previsão de vendas?
Uma previsão de vendas é uma estimativa de vendas e receitas futuras que é calculada a partir dos números de vendas atuais e tendências de mercado. Esta previsão é criada pela análise dos números de vendas de meses ou anos anteriores e tendências de mercado. Assim, são examinados gráficos que fornecem um planejamento de curto, médio e longo prazo.
Qual a importância da previsão de vendas para o comércio?
Como a previsão permite às empresas estabelecer as estratégias necessárias para realizar suas vendas com eficiência, ela também pode ser usada para estabelecer as metas que a equipe deve atingir para atender aos resultados esperados e declarados nesta projeção.
A previsão de vendas também auxilia no desenvolvimento e crescimento da empresa, ajudando-a a alcançar bons resultados de forma saudável e a ser capaz de cobrir suas despesas, bem como de obter o lucro necessário para permanecer competitiva no setor em que atua.
Confira 5 das principais vantagens da previsão de vendas no comércio.
1- Potencializar o marketing
Em sua organização, o marketing e as vendas estão indissociavelmente ligados. Deve ser o mesmo aqui. Ao criar uma previsão de vendas, a equipe comercial será capaz de preparar ações de marketing mais assertivas, o que lhes permitirá atingir seus objetivos.
2- Melhora a atuação da equipe de vendas
Sua equipe comercial pode atingir as metas estipuladas desenvolvendo uma projeção de vendas eficiente. É crucial que eles (os funcionários) se sintam motivados, pois é através deles que você obterá os resultados desejados.
3- Ajuda no controle de estoque
Ao projetar suas vendas, você será capaz de controlar seu estoque com mais eficiência. Isto lhe permitirá determinar melhor no que você precisa investir e quais compras você deve fazer para manter um grande número de produtos prontos para os clientes. Além disso, você evitará o acúmulo de itens em excesso, o que contribuirá para a economia de custos, evitará a compra de uma quantidade excessiva de mercadorias e fará um acompanhamento e controle pós-venda mais assertivo para evitar desperdícios.
4- Ajuda a entender o mercado
A construção de uma previsão de vendas exige que você estude o mercado a fim de compreender seus prospectos e os tempos ideais para comercializar seu produto. Estudar sobre o mercado visando expandir sua compreensão dele é, portanto, uma parte crucial deste processo. O gerente ganha melhor controle sobre os processos e ganha mais experiência em sua indústria como resultado.
5- Auxilia na elaboração do planejamento da empresa
A contenção das flutuações de vendas é uma vantagem de utilizar projeções. Você pode fazer um planejamento adequado para períodos de contenção de custos com base em seu conhecimento de quanto dinheiro será gerado ao longo do período de análise.
Por exemplo, você pode fazer um investimento na contratação de um novo funcionário ou na compra de um novo equipamento se você entender que terá um bom resultado em um determinado período.
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